Cultura do cumprimento na Alsa
A Alsa implementou uma cultura organizacional de cumprimento legal em toda as Áreas, o que garante a efetividade dos controlos associados às diferentes Áreas e fortalece o nosso Modelo de Cumprimento Penal de acordo com o "Decreto-Lei n.º 109-E/2021, de 9 de dezembro Cria o Mecanismo Nacional Anticorrupção e estabelece o regime geral de prevenção da corrupção".
A Alsa dispõe de um Modelo de Cumprimento Penal, cujo trabalho se centra nos seguintes aspetos:
- A identificação de atividades que representem um risco criminal.
- O estabelecimento dos Protocolos e Procedimentos necessários para definir e implementar processos que minorem a ocorrência de crimes.
- A verificação e a avaliação do Manual de Compliance Penal.
- A obrigação de informar sobre qualquer questão, reclamação e incumprimento através do Canal de Integridade da Alsa.
- A consciencialização e a sensibilização sobre a necessidade de cumprir a legislação aplicável e a regulamentação e os procedimentos internos.
Seguidamente, mostramos as principais Políticas que compõem o nosso Modelo de Cumprimento Penal:
Código
ético
Estabelece os princípios, os valores e os comportamentos que devem regular a Organização e que são de cumprimento obrigatório.
Política
de Compliance
Estabelece os objetivos e as bases da Política de Compliance Penal na Alsa, bem como as funções e as responsabilidades.
Plano de Prevenção de Riscos de Corrupção e Infrações Conexas
Tem por objetivo dar resposta a eventuais condutas criminosas aplicáveis a pessoas coletivas em Portugal, através de ações e controlos no seio da Alsa, de forma a reduzir o risco da sua prática no seu ambiente de controlo de segurança
Canal de Integridade da Alsa
Na Alsa acreditamos nos nossos valores (Excelência, Segurança, Pessoas, Comunidade e Ambiente e Cliente), que exigem que cumpramos estritamente a norma, em particular quando a nossa missão é liderar a mudança comportamental para o transporte público coletivo.
Há mais de cem anos que evoluímos em constante melhoria, pelo que consideramos que o nosso compromisso com a ética e a transparência não faz mais que nos acompanhar nesta permanente evolução.
Por tudo isso, em cumprimento da Lei 93/2021 relativa à proteção das pessoas que denunciam violações do direito da União, abrimos um Canal seguro no qual os nossos colaboradores e demais partes interessadas podem colocar dúvidas, realizar consultas e comunicar qualquer comportamento irregular ou ilegal que contrarie a legislação em vigor ou o Código Ético da Alsa publicado neste site.
Indicamos as três vias de comunicação na Alsa (todos os canais permitem as comunicações anónimas).
Através da ferramenta tecnológica Navex .
Chamada para o telefone 800-800-128 (e depois marque 877-907-2683).